Domingo, 07 de Junho de 2020
(42)9 9998-8983
Geral Pets

Coronavírus e os Pets

Não há evidências que animais possam transmitir COVID-19. Se seu animal apresentar alguma doença procure um médico veterinário.

12/05/2020 10h35 Atualizada há 4 semanas
Por: Ronaldo Mochnacz
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Devido ao medo da população em relação ao novo Coronavírus e se Animais de Companhia podem transmiti-lo, a Defesa Animal de União da Vitória esclarece:O surto de SARS-Cov-2 (COVID-19) é um risco global à saúde pública.

Nas últimas semanas, no entanto, a propagação de pessoa a pessoa do SARS-Cov-2 foi confirmada, como demonstrado por novos casos de pneumonia viral entre familiares e agentes de saúde através de contato próximo.

Atualmente, não se tem evidencias se o COVID-19 pode acometer os animais de estimação (cães e gatos). Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.

O recomendado é evitar o contato com animais de estimação ou outros animais, se a pessoa estiver doente com a COVID-19, assim como faria com outras pessoas, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus.

Como é recomendado essa limitação:

Se você está doente com a COVID-19, evite o contato com seu animal de estimação, incluindo acariciar, aconchegar-se, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos.

Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com os animais e use uma máscara facial.”

Se seu animal de estimação esteve com alguém doente com COVID-19, não há evidências de que animais de estimação possam ser infectados ou transmitir o Covid-19. A COVID-19 está se espalhando de pessoa a pessoa. Acredita-se que a disseminação ocorra principalmente por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. No momento, não está claro o quão facilmente ou de forma sustentável esse vírus  está se espalhando entre as pessoas. É importante ressaltar mais uma vez que não há evidências de que animais de companhia, incluindo animais de estimação como cães e gatos, possam ficar doentes com a COVID-19.

Atualmente não há relatos sobre isso e até que saibamos mais, evite o contato com animais com os quais você não está familiarizado, e sempre lave as mãos antes e depois de interagir com eles.

Recomenda-se que ao passear com seu animal, evite o contato com outras pessoas, não deixe que pessoas passem a mão em seu animal, evite o contato com animais desconhecidos, e, depois do passeio, ao chegar em casa, limpe as patas do animal somente com água e sabão. Lave bem suas mãos e passe álcool em gel. Porém evite tirar seu animal de casa, essa é a melhor maneira de prevenção.

O animal é de sua total responsabilidade, o abandono de animais é crime.
Cuide de sua família e de seu animal. O abandono de animais gera transmissão de outras doenças infectocontagiosas (animais para animais) e zoonoses já existentes. Fêmeas abandonadas entram no cio gerando aumento de animais de rua, sendo um transtorno para a maioria da população.

Não há evidências que animais possam transmitir COVID-19. Se seu animal apresentar alguma doença procure um médico veterinário.

Animais na rua ficam doentes e podem transmitir desde doenças de pele e até a raiva.

Precisamos ter cautela e responsabilidade com animais e a proteção agora é a melhor forma de prevenção.

Médica Veterinária Vanessa Bley Bonato CRMV 9734 PR Médica Veterinária Juliana Martins CRMV 17000 PR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União da Vitória - PR
Atualizado às 06h03 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 22°

° Sensação
9.5 km/h Vento
95.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (09/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias