Quinta, 02 de Julho de 2020 05:23
(42)9 9998-8983
Cidades Transparência

Prefeitura de Bituruna divulga nota de esclarecimento referente ao pagamento indevido do auxílio emergencial

A grande maioria dos nomes (38 dos 49) são estagiários e estão com o contrato suspenso, tendo em vista a suspensão das aulas da rede municipal.

01/06/2020 09h38 Atualizada há 1 mês
Por: Ronaldo Mochnacz
Prefeitura de Bituruna divulga nota de esclarecimento referente ao pagamento indevido do auxílio emergencial

 

A Prefeitura de Bituruna vem por meio desta nota esclarecer os fatos sobre a lista dos servidores municipais que receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Primeiro, é importante frisar que, esta lista não foi divulgada pela Prefeitura de Bituruna e sim pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). Através de pesquisa realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), 10.648 Servidores de 388 prefeituras do Paraná supostamente teriam recebido indevidamente o Auxílio Emergencial disponibilizado devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19). Destes, 49 são servidores de Bituruna, sendo 45 lotados na Prefeitura de Bituruna e 4 na Fundação Municipal de Saúde.

Cabe salientar que o TCE-PR informa que 9 pessoas são beneficiários do Bolsa Família e tiveram o auxílio transferido automaticamente, 25 estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda) e 15 baixaram o aplicativo e solicitaram, sendo atendidos. 

A grande maioria dos nomes (38 dos 49) são estagiários e estão com o contrato suspenso, tendo em vista a suspensão das aulas da rede municipal. A respeito dos servidores efetivos será feito sindicância e todos os procedimentos para apuração dos fatos. Também será emitida uma nota técnica para todos os servidores públicos, no site oficial do Município (www.bituruna.pr.gov.br), informando sobre as implicações da solicitação/recebimento indevido do auxílio emergencial e caso tenham solicitado, que efetuem a devolução dos mesmos. Ainda, caso tenha algum servidor que também recebeu mas não apareceu na lista do TCE-PR também será solicitado que o mesmo devolva o valor recebido. 

Por fim, vale destacar que o Auxílio Emergencial é um programa importantíssimo de transferência de renda, especialmente para as pessoas mais carentes, desempregados e informais que passam por grandes dificuldades ocasionados pela pandemia do COVID-19. No entanto este Programa é de responsabilidade do governo federal, o mesmo  habilita e faz o pagamento aos beneficiário.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Bituruna - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 05h09 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

° Sensação
8.4 km/h Vento
87.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias