Quinta, 13 de Agosto de 2020 03:35
(42)9 9998-8983
Editoral Nossa Opinião

Asfalto em cima de asfalto, dinheiro no ralo e poeira no nariz

Nossa opinião sobre os investimentos em pavimentação asfáltica, em União da Vitória

19/06/2020 08h39 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Atual Notícias
Asfalto em cima de asfalto, dinheiro no ralo e poeira no nariz

Asfalto em cima de asfalto, dinheiro no ralo e poeira no nariz

Ao andar pelas ruas de União da Vitória, não é difícil encontrar uma placa sinalizando 'MAIS UMA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA', porém, a maioria delas, é em ruas já pavimentadas. Além de chamar atenção de moradores, o “Asfalto em cima de asfalto” também chama atenção de órgãos de fiscalização, como Ministério Público e Tribunal de Contas. O fato de realizar obras pela cidade não quer dizer que o gestor está aplicando bem os recursos, pois, precisa mais do que isso, tem que ter planejamento e resultado positivo, afinal, quem paga o imposto é o contribuinte. 

R$ 17 milhões em investimentos (Financiamento)

Esse é o recurso que a administração municipal de União da Vitória aplicará em asfalto na cidade. Mas você sabe de onde vem esse recurso? Pois bem, iremos contar. Esse investimento foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sairá do suor do contribuinte, que nos próximos 10 anos pagará a conta. Isso mesmo! É um empréstimo que a Prefeitura fez, através da Caixa Econômica Federal, que começará a ser pago em 2021, quando o atual gestor já estiver fora do mandato. 

Mas de quem é a prerrogativa de aplicar esse recurso?

Único e exclusivo do prefeito municipal. Claro, ele tem apoio de sua equipe de secretários municipais, porém, a decisão final é dele, de onde sai ou não o asfalto novo (ou asfalto em cima de asfalto). Mais do que isso, é preciso lembrar que mais de 50% dos bairros não possuem pavimentação asfáltica, muito menos qualquer outro tipo de pavimento. São nesses bairros também, que moram mais de 65% da população da cidade, que ainda vive o drama de enfrentar a poderia no nariz em dias secos e o barro em dias de chuva. Mais do que isso, ainda é preciso lembrar que essa mesma população que sofre com a falta de asfalto, vê seu dinheiro ser investido em 'ASFALTO EM CIMA DE ASFALTO, no centro da cidade.

Mas o que fazer?

Uma das ferramentas que podem ser utilizadas pela população é o vereador. Afinal, o papel do vereador é criar leis, fiscalizar as ações do executivo e cobrar melhorias para a cidade. É o vereador que pode ter acesso ao plano de trabalho da obra, exigir que ao invés de fazer recape em locais que já tenham asfalto, a prefeitura possa realizar uma obra nova, nas ruas que ainda não tem nenhuma pavimentação. 

Enquanto isso não acontece, continuaremos o trabalho de mostrar aos nossos leitores, o que pode ser feito, o que deve ser feito e o que está sendo feito. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Giro Político
Sobre Giro Político
Tudo o que você precisa saber sobre a Política do Paraná, do Brasil e do Sul do PR, você encontra aqui! Bastidores, opinião, destaques e muito mais.Fique por dentro.
Sobre o município
Notícias de União da Vitória - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 03h34 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 24°

24° Sensação
6.8 km/h Vento
85% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias