Domingo, 05 de Julho de 2020 17:43
(42)9 9998-8983
Educação CEJUSC

Importância dos estímulos na primeira infância é tema de debate na educação de União da Vitória

A transmissão foi virtual, com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Paraná- EMAP

24/06/2020 08h23
Por: Ronaldo Mochnacz Fonte: CEJUSC
Foto: CEJUSC
Foto: CEJUSC

Na manhã da última terça-feira (16) foi realizado o segundo encontro do Dedica Municipal, com o tema “ Estímulos na Primeira Infância”. A transmissão foi virtual, com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Paraná- EMAP, e conduzida por intermédio da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e CEJUSC.

A palestra contou com a participação do Juiz de Direito Carlos Mattioli, do Secretário da Educação Ricardo Brugnago, ainda as professoras Viviane Vasko e Viviane Forstner, também o convidado palestrante Psiquiatra Doutor José Saraiva Junior.

Doutor Saraiva iniciou sua palestra explicando sobre a relevância dos estímulos na primeira infância, etapas do desenvolvimento humano e formação da personalidade, abordando ainda problemas recorrentes no âmbito educacional e familiar, tais como dislexia, transtorno da expressão escrita, disgrafia/disortografia e discalculia.

Um dos destaques de sua fala foi direcionada à atenção que os pais devem possuir desde os anos iniciais de seu filho, sendo crucial a aplicação de atividades que estimulem o seu conhecimento e desenvolvimento pessoal. Foi dado enfoque ainda na importância do apoio escolar, através de programas de educação e capacitação estruturados que possam ser adaptados a realidades específicas e forneçam diretrizes operacionais claras baseadas em evidências.

Segundo o Doutor Saraiva um dos papeis do educador é o desenvolvimento da capacidade de estabelecer clima positivo na sala de aula cultivando a motivação, autonomia e confiança (discutir sobre medos e inseguranças em relação a matérias ou provas), fornecer feedback correto sobre suas tentativas de atingir um determinado objetivo de modo a não desencorajar ou auto estima( a sala de aula deve se tornar um ambiente onde é permitido errar) e monitorar estratégias que funcionam e as que não funcionam (individualização dos indivíduos).

Com relação aos Pais o dever é voltado para o estímulo à leitura, contato com os professores, monitoramento das tarefas de casa, compartilhamento dos sucessos dos filhos, aprendizado sobre o currículo e programas da escola, e participação da vida escolar dos filhos.

A transmissão encerrou-se com agradecimentos concedidos ao Doutor José Saraiva Junior e aos demais envolvidos pela condução da “Live”, que contou com a visualização de mais de 300 participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de União da Vitória - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 17h35 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

20° Sensação
7.7 km/h Vento
77.2% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias