Quinta, 02 de Julho de 2020 07:04
(42)9 9998-8983
Cultura Erva-mate

Rua do Mate valoriza a cultura e a produção de São Mateus do Sul

Rua coberta será espaço de convivência, com atividades culturais e eventos para fomentar o comércio de produtos típicos da cidade, uma das principais produtoras de erva-mate do Estado.

26/06/2020 14h04
Por: Ronaldo Mochnacz Fonte: Com informações AEN
Foto: São Mateus do Sul
Foto: São Mateus do Sul

O ramo de erva-mate nos símbolos oficiais do Paraná mostra a importância desta planta para a economia e a história paranaenses. Na região Sul do Estado, especialmente em São Mateus do Sul, essa relação é ainda mais umbilical.

A cidade, que se desenvolveu em torno da coleta e comercialização da erva-mate, experimenta uma retomada da produção, um novo momento que merece, inclusive, um marco arquitetônico: a Rua do Mate, uma via coberta, que valoriza a cultura e a socialização que só uma boa roda de chimarrão tem capacidade de expressar.

Localizada na área central da cidade, a obra do Governo do Estado será um espaço de convivência, onde famílias e visitantes poderão se encontrar para colocar a conversa em dia e tomar uma cuia de chimarrão.

Também vai concentrar atividades culturais, eventos e fomentar o comércio, principalmente de produtos típicos da região. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas investe R$ 2,1 milhões no projeto, previsto para ser entregue em outubro.

 

VOCAÇÃO

A vocação econômica de cada cidade paranaense é um dos critérios para a aprovação dos projetos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, afirma o secretário João Carlos Ortega. “Somos responsáveis, dentro do Governo do Estado, pela política de planejamento e investimentos voltados ao desenvolvimento dos 399 municípios paranaenses, levando sempre em consideração as maiores necessidades das cidades e a importância da obra para a população e para a economia local”, explica Ortega.

Para Elizeu Chociai, diretor de Administração e Finanças do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano, a Rua do Mate é exemplo de uma obra pública que valoriza a vocação regional. “É um projeto relacionado à cultura da erva-mate e que beneficia uma comunidade que tem uma forte identificação com esse produto. Mais do que um espaço de lazer, ela será um fomento para o turismo, o comércio e as atividades culturais”, destaca Chociai.

 

BOAS-VINDAS

A Rua do Mate fica em um ponto estratégico, e dá boas-vindas para quem chega a São Mateus do Sul pela BR-476. Está entre o antigo convento, hoje sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo; a igreja do padroeiro São Mateus e a Casa da Memória Padre Bauer – que abriga a história da erva-mate, da imigração polonesa e da navegação a vapor que são símbolos da cidade.

Segundo o arquiteto e urbanista da prefeitura,  Ricardo Guth, junto com a rua coberta, o município também vai ganhar um portal alusivo à erva-mate. “A Rua do Mate fica na entrada da cidade, bem à vista de quem vem de Curitiba, da Lapa ou de cidades mais ao Sul. A ideia é que quem passar por aqui sinta-se convidado a entrar, nem que seja para sentar e tomar um chimarrão”, diz Guth.

 

O PROJETO

O já instalado chimarródromo, um espaço com torneiras com água quente para abastecer as cuias de chimarrão, é um dos principais atrativos da Rua do Mate. A disposição dos bancos em frente a esse local é quase como uma roda de chimarrão, destacando o caráter social da bebida, que quase sempre é tomada em companhia. Mudas de erva-mate também estão sendo plantadas ao longo dos mais de 3 mil metros quadrados da obra.

Na parte de cima, uma estrutura metálica, coberta com vidro, vai abrigar quiosques para a venda de alimentos, artesanatos e produtos derivados da erva-mate. Será também um espaço voltado para apresentações culturais, eventos públicos e feiras livres.

 

RIO IGUAÇU

No meio, uma espécie de chafariz trará uma representação em escala do Rio Iguaçu. O maior rio do Estado tem um papel importante desenvolvimento da cidade: muitas toneladas de madeira e erva-mate foram escoadas pelos vapores que navegavam entre o final do século XIX até meados do século XX.

A exemplo de projetos semelhantes Brasil afora, como a Rua Coberta de Gramado, no Rio Grande do Sul, um dos objetivos do espaço é atrair turistas para o município. “São Mateus do Sul têm grande potencial turístico ainda pouco explorado, e vários grupos da cidade querem reverter essa situação tendo a erva-mate como chamariz”, explica Ricardo Guth.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de São Mateus do Sul - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 06h54 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 16°

° Sensação
6.2 km/h Vento
89.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias