Quinta, 02 de Julho de 2020 05:33
(42)9 9998-8983
Política Votação

Câmara de Cruz Machado vota hoje proposta que diminui o número de vereadores

O projeto propõem a redução de 11 para 09 vereadores

29/06/2020 14h06 Atualizada há 3 dias
Por: Ronaldo Mochnacz
Foto: Câmara de Vereadores de Cruz Machado
Foto: Câmara de Vereadores de Cruz Machado

Acontece nesta segunda-feira (29), durante a sessão remota da Câmara de Vereadores de Cruz Machado, a terceira discussão e em seguida votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 08/2020. O Projeto visa a redução de 11 para 09 cadeiras no legislativo municipal.

O Projeto de autoria dos vereadores: Ezequiel Jungles de Camargo (Presidente), Luis da Maia (Segundo Secretário) e Mateus Holocheski (Primeiro Secretário), será colocado em pauta para votação durante esta segunda-feira, e visa restabelecer o número de vereadores, diminuindo de 11 para 09. A justificativa enfatiza que não haverá falta de representatividade, não adotando, portanto, o limite máximo proposto pela Emenda Constitucional nº 58/2009. Com o corte o município ainda poderá enxugar a folha de pagamento do legislativo.

A justificativa do projeto indica que o limite máximo constitucionalmente não é adotado pela maioria dos municípios com o mesmo número de habitantes que Cruz Machado. E não havendo prejuízos aos trabalhos legislativos e de representatividade, o corte no número de cadeiras trará ainda uma economia estimada em R$ 478 mil aos cofres públicos.

O projeto será lido e votado na sessão ordinária remota desta segunda-feira (29), onde precisa de 2/3 de votos para ser aprovado, ou seja, precisa de 08 votos favoráveis. A redução de cadeiras – caso seja aprovado – aplica-se para a próxima eleição, que será realizada em novembro de 2020.

O projeto que foi colocado em discussão em três etapas, corre risco de não ser aprovado, onde existem vereadores que discordam do projeto. É o caso do vereador Josni Lopes (Isak).

Durante a sessão ordinária realizada no dia (06) de abril, o vereador usou a tribuna onde discursou o oposto do projeto. É isso mesmo, o vereador propôs que o Legislativo Municipal deveria aumentar o número de cadeiras. Onde afirmou que estava envergonhado de fazer parte da mesa executiva do legislativo. 

Já o vereador Zico Camargo em contato com nossa equipe de reportagem, mostrou ser favorável ao projeto.

“O que eu posso dizer é o seguinte. O projeto vai para votação, mais para ser aprovado vai precisar de 2/3dos vereadores, ou seja, 8 votos. Então seria importante que a população cobrasse dos seus todos os vereadores uma posição favorável, visando uma economia de mais de 500mil reais para o próximo mandato. É pouco mais na situação econômica que estamos vivendo vai ajudar muito o nosso município.” Enfatizou Zico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Cruz Machado - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 05h29 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

° Sensação
8.4 km/h Vento
87.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias