Quinta, 02 de Julho de 2020 06:56
(42)9 9998-8983
Política Reprovado

Projeto que diminuiria o número de vereadores é reprovado pela Câmara de Cruz Machado

O projeto recebeu 05 votos contrários, confira quais vereadores votaram contra

30/06/2020 22h52
Por: Ronaldo Mochnacz

Durante sessão remota da Câmara de Vereadores de Cruz Machado, realizada nesta segunda-feira (29), foi colocada em terceira discussão e em seguida votação, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 08/2020. O Projeto que visava a redução do quantitativo de vereadores foi reprovado pela maioria dos vereadores durante votação única. 

O Projeto de autoria dos vereadores: Ezequiel Jungles de Camargo (Presidente), Luis da Maia (Segundo Secretário) e Mateus Holocheski (Primeiro Secretário), foi colocado em pauta para votação durante esta segunda-feira, e tinha base restabelecer o número de vereadores, diminuindo de 11 para 09. A justificativa enfatizava que não haveria falta de representatividade, não adotando, portanto, o limite máximo proposto pela Emenda Constitucional nº 58/2009. Com o corte o município ainda poderá enxugar a folha de pagamento legislativo.

A justificativa do projeto indica que o limite máximo constitucionalmente não é adotado pela maioria dos municípios com o mesmo número de habitantes que Cruz Machado. E não havendo prejuízos aos trabalhos legislativos e de representatividade, o corte no número de cadeiras trará ainda uma economia estimada em R$ 478 mil aos cofres públicos.

Momentos que antecederam a votação, o vereador e Presidente da Câmara, Zico Camargo, comentou sobre os efeitos positivos do projeto. "Se nós queremos mudar alguma coisa, eu já falei essa mudança deve começar com nós, tá certo que será uma economia bem pequena para o município, bem resumido poderia comprar uma patrola com esse dinheiro por exemplo"

Durante a votação, os vereadores favoráveis ao projeto deveriam permanecer sentados, os que fossem contrários deveriam se levantar. O esperado aconteceu, o projeto ganhou 06 votos favoráveis, e 05 contrários.

Os vereadores que votaram contrário a redução do quantitativo de vereadores foram: Izac Lopes, Lauro Maron, Luiz Carlos Matzembacher (Nêne), Márcio Kwazinheski (Bicudo), Zeno Kasiuk.

Foto: Em pé os vereadores que votaram contra o projeto de redução de vereadores

 

O projeto necessitava de 2/3 dos vereadores para ser aprovado, em números representava 08 votos favoráveis.

A próxima eleição que acontecerá em novembro de 2020 contará com 11 vereadores, e não com 09, não acatando a proposta do referido projeto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Cruz Machado - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 06h54 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 16°

° Sensação
6.2 km/h Vento
89.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias