Quarta, 23 de Setembro de 2020 05:44
(42)9 9998-8983
Educação CEJUSC

RAC para estudantes: exercícios mentais, cuidados e estudos em campo virtual

Enquanto o presencial ainda não retorna efetivamente na região, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de União da Vitória segue colaborando com medidas protetivas da sequência do ensino e manutenção de saúde: física e da mente.

31/08/2020 16h45
Por: Ronaldo Mochnacz
RAC para estudantes: exercícios mentais, cuidados e estudos em campo virtual

Desde março o Brasil suspendeu aulas. Municípios e estados transferiram os estudos para o campo virtual. Enquanto o presencial ainda não retorna efetivamente na região, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de União da Vitória segue colaborando com medidas protetivas da sequência do ensino e manutenção de saúde: física e da mente. A Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus é a ferramenta usual estabelecida.

O juiz da Vara da Família, que coordena o CEJUSC, Carlos Mattioli, participou de uma aula/palestra virtual com docentes e estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus de União da Vitória, na semana passada. Entre outras coisas, o magistrado abordou assuntos relacionados à proteção da saúde, não apenas física, mas especialmente mental e psicológica. Cuidado consigo e com o próximo, segundo ele, são medidas importantes.

As atividades não presenciais do IFPR têm acompanhamentode pais e alunos, sem perder o contato. O campus não tem psicólogo e nem assistente social, disso a relação de proximidade com o CEJUSC, que atua em todos os setores da sociedade e sem limites geográficos. "Qualquer pessoa que precisar de ajuda será atendida e auxiliada", detalha Carlos Mattioli. Desde o início da pandemia o setor tem prestado inúmeros atendimentos. “A Rede de Ajuda CEJUSC/Coronavírus – RAC, que faz acolhimento psicológico, já atendeu 284 pessoas desde o início da pandemia” acrescenta.

Na fala aos estudantes e docentes, ele citou premissas e parâmetros sobre a pandemia e seus efeitos em todos. "Ficamos anestesiados no começo e ao longo do tempo fomos aprendendo bastante sobre Covid-19, Coronavírus", disse. O momento atual mostra um desgaste mental e um esgotamento. "Afeta a sociedade, todo mundo teve o risco da saúde física, o contágio, e a própria saúde mental", observou.

O juiz lamentou que ainda há negacionistas, disputa de poder, brigas ideológicas e pessoas que não seguem as regras de saúde. Por outro lado, Mattioli entende que o isolamento colaborou para preparar o sistema de atendimento aos infectados. As suspensões de atividades, como de ensino, ajudaram nisso. Sendo o Sistema Único de Saúde(SUS) sistema que se mostrou muito eficiente para atender e tratar as pessoas.

 

Caminho de superação

 

Como dica fundamental de superação, mantendo os estudos, o magistrado citou, dentre elas, amar a sua casa, cuidar do ambiente para ficar agradável e fazer o auto cuidado da mente. "Afeto consigo e com as pessoas à nossa volta", observou. Ter equilíbrio e cuidando do próximo que talvez tenha uma mentalidade diferente, como bom senso e empatia. "Se colocar no lugar do outro, solidariedade e compaixão. Tentar buscar a positividade com exercícios mentais" propôs.

Nessa abordagem importante o fato de 'superar o pensamento ruim'. Buscar entender a origem da mentalidade negativa, evitar o caminho do vício, dentre outras medidas foram orientadas. Colocando a ferramenta a RAC como ferramenta de acesso público e gratuito para qualquer tipo de violência, com respaldo do juizado, do CEJUSC e da estrutura. "Em caso de emergência e grave risco imediato primeiro acionar a Polícia Militar - via 190".

O juiz explicou que medo, pânico e ansiedade são sentimentos comuns aos seres humanos, em maior ou menor grau. O ponto é entender a frequência e evitar o pânico que seria o fator problemático. O caminho é pedir ajuda, buscar pessoa de confiança, chamar melhor amigo é dica importante. O magistrado citou exercícios mentais, superando erros pessoais e dificuldades, tirando lições e buscando caminhos para reagir.

Listar coisas boas que aconteceram ao longo do dia. Isso, segundo Mattioli, 'disciplina o cérebro para manter uma mentalidade positiva'. Em pouco tempo a mente passa a puxar lembranças positivas de forma meio que automática e produzir um bem-estar que influencia de forma positiva até o sono. Outra dica é estender a mão ao próximo que, em síntese, é o que busca o CEJUSC por meio da RAC. A solidariedade pode e deve ser praticada por todos.

Certeza mesmo é de que a pandemia vai produzir uma verdadeira revolução no ser humano e mudanças de comportamento. Mas somente a vacina funcionando como barreira de proteção ao contágio, segundo o juiz, é que dará segurança às pessoas. Enquanto isso, toda ajuda e busca de apoio é importante diante do cenário. Mantendo o estudo à distância e, em dificuldade, a Rede de Ajuda está à disposição.       

            

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de União da Vitória - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 05h39 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

° Sensação
11.2 km/h Vento
97.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias