Segunda, 26 de Outubro de 2020 21:33
(42)9 9998-8983
Geral Conselheiros

Conselheiros Tutelares recebem capacitação sobre registros de atendimentos

A capacitação teve como foco o aperfeiçoamento dos Conselheiros no acesso ao sistema técnico SERP.

21/09/2020 15h02
Por: Ronaldo Mochnacz

Em reunião promovida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, com participação da Promotoria e Juizado da Família, Infância e Juventude no dia 3 setembro, sugiram algumas dúvidas e foi sugerida a realização de capacitação para Conselheiros Tutelares. Especificamente sobre a parte técnica de acesso e registro de dados no Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP)

.

O repasse das informações para os Conselheiros é de fundamental importância para o correto uso da plataforma, que centraliza dados referentes aos estudantes e aos atendimentos prestados, auxiliando significativamente no combate à evasão escolar. Nesta quinta-feira, (17) de setembro, os profissionais participaram de reunião virtual em que receberam estas instruções.

A sugestão foi do promotor Julio Ribeiro de Campos Neto, a partir de dúvidas na reunião do dia 3 de setembro, avalizada e recomendada pelo juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, e chefe do NRE, Carlos Alberto Polsin. A capacitação orientou o correto preenchimento de dados e informações no SERP. A ferramenta é acessada por componentes da rede e permite o registro dos procedimentos realizados pelos Conselheiros Tutelares.

A capacitação teve como foco o aperfeiçoamento dos Conselheiros no acesso ao sistema técnico SERP. Todos os servidores da região, na abrangência da Comarca, com participação de representantes de municípios que estão em outras jurisdições judiciárias, caso de São Mateus do Sul, Antônio Olinto e Paulo Frontin, receberam as instruções da técnica pedagógica do NRE, Rosane Regina de Matos.

No trabalho de combate à evasão escolar, feito justamente neste tripé: juiz, promotor e a escola com amparo do NRE, é primordial o papel do Conselho Tutelar. O preenchimento dos dados feitos a partir da comunicação da ausência do aluno do ambiente escolar, é essencial para acompanhar os casos de Evasão e colocar todo o aparato de apoio, com o objetivo de reintegrar o estudante à escola. 

O projeto de combate à evasão é acompanhado de perto pelos três setores. Visando manter os alunos na escola, encontrando os motivos que o fazem estar ausente e trabalhando para superar e proporcionar o retorno. Neste contexto, Rosane de Matos promoveu-se o treinamento. Cabe aos Conselheiros o papel de buscar o aluno evadido do ambiente escolar e registrar na plataforma do SERP.

Todos estes dados relativos à abordagem, contato com familiares e demais ações relativas a este contexto precisam ser devidamente lançados no sistema. Bem como a evasão em si e medida adotadas. A sala virtual foi coordenada pela professora Márcia Senka Tonkio (NRE/CEJUSC) com participação da técnica pedagógica Zoete Silva e representando a chefia do NRE, a assistente Francielly Maltauro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de União da Vitória - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 21h16 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 27°

21° Sensação
8.5 km/h Vento
78% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias