Terça, 27 de Outubro de 2020 01:02
(42)9 9998-8983
Educação Dia do Professor

Dedica Municipal presta homenagens aos educadores, pelo dia do Professor

O VII Dedica Municipal de União da Vitória, nesta terça-feira (13/10), teve como temática 'A Fundamental Importância do Professor na Rede Pública de Ensino'.

14/10/2020 10h35 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Atual Notícias
Dedica Municipal presta homenagens aos educadores, pelo dia do Professor

O VII Dedica Municipal de União da Vitória, nesta terça-feira (13/10), teve como temática 'A Fundamental Importância do Professor na Rede Pública de Ensino'. Marcado por homenagem e falas em torno da valorização dos professores, sendo o ‘mais especial de todos os eventos do ano’, por conta da comemoração do dia do Professor (15 de outubro) e ‘sustentado na indiscutível importância do papel’ de cada educador.

A atividade teve uma mesa redonda virtual, numa live transmitida pela Escola da Magistratura (EMAP), com o juiz da Vara da Infância e Juventude (e coordenador do CEJUSC), Carlos Mattioli, promotor de Justiça, Júlio Ribeiro de Campos Neto, e secretário Municipal de Educação, Ricardo Brugnago. O sistema visa formação continuada e controla frequência para inscritos, permitindo a geração de certificados.

Com mensagem positiva, incentivo à força interior, renovação e apresentações culturais, o VII Dedica abordou a professora e o professor e alcance de objetivos pela persistência, 'sendo um campeão' de acordo com a mensagem. Para o secretário municipal de Educação, Ricardo Brugnago, nenhuma professora ou professor recebeu instrução para ministrar aulas online, mas se superou e a educação em plataforma virtual foi mantida. 

Os dados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) foi destacado por ele. "Temos um trabalho de excelência sendo feito e temos uma gratidão", citou mencionando o papel dos educadores e a efetividade de um trabalho. Segundo ele, de maneira singela, a secretaria, o juizado e promotoria resolveram prestar a homenagem aos professores do município em reconhecimento ao trabalho educacional. 

O juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, frisou de que sua fala seria breve, mas a mais importante do ano, pela homenagem aos educadores. "A fala mais especial e a mais importante, deste Dedica de 2020, porque é a homenagem aos nossos educadores e educadoras", afirmou. Citando o quanto fica sensibilizado ao lado dos professores no trabalho em conjunto e a importância do projeto de combate à evasão escolar, existente há 12 anos na região.

Ainda, ele fez questão de destacar a prioridade da educação na Vara da Família, Tribunal de Justiça e Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).  Falando em nome da promotoria da Infância, Júlio Ribeiro de Campos Neto apontou a necessidade da formação para um futuro melhor. Citando a importância do professor, de 'obviedade gritante' que muitas vezes sequer é valorizada. "De indiscutível importância", segundo ele.

Justamente num momento delicado de dificuldades, com necessidade de adaptação à nova sistemática de vida e ensino. Mas a distância social não foi barreira e nem adversidade para manter a qualidade. Sendo chamado para muitas tarefas, o papel do professor passa da função de apenas educar. Suprindo a ausência dos pais e responsáveis em alguns quesitos. Fato que, com a pandemia, fez as famílias assimilarem ao ato de educar.

De acordo com o promotor, isso fez as famílias darem mais valor ao papel do professor. A educação passa a ser acompanhada pelos pais. Citando o exemplo da própria filha, Júlio Ribeiro reafirmou a intensidade da vida escolar e empenho dos professores. "Vocês saem muito mais fortes e valorizados deste momento", disse. Pela ausência física é que se deu a referida valorização, ainda maior, de cada educador segundo ele. 

Fizeram parte das homenagens, músicas, apresentações, mensagens de incentivo e um vídeo, produzido pela secretaria de Educação, com alguns componentes do sistema educacional de União da Vitória. Essa iniciativa visou celebrar o momento, com as professores e professores, mesmo que de forma virtual em reconhecimento ao dia dedicado aos educadores. “Celebrar a importância da [o] professora [o]”, completou Carlos Mattioli.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União da Vitória - PR
Atualizado às 01h01 - Fonte: Climatempo
17°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 28°

17° Sensação
8.8 km/h Vento
96.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias