Segunda, 26 de Outubro de 2020 21:12
(42)9 9998-8983
Saúde Dia da Alimentação

Saúde promove evento online para marcar o Dia Mundial da Alimentação

Será nesta sexta-feira, das 14h às 16h, com transmissão pelo Youtube da Secretaria. Os temas são “Alimentação, sustentabilidade e a Covid-19” e “Autonomia culinária para a promoção da alimentação saudável”.

16/10/2020 08h49
Por: Redação Atual Notícias
Saúde promove evento online para marcar o Dia Mundial da Alimentação

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde promove nesta sexta-feira uma webinar com os temas “Alimentação, sustentabilidade e a Covid-19” e “Autonomia culinária para a promoção da alimentação saudável”.

O encontro será transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria, das 14h às 16h, e está sendo organizado pelas divisões de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física e de Vigilância Sanitária de Alimentos.

A promoção da alimentação adequada e saudável está prevista na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e nas políticas nacional e estadual de Promoção da Saúde.

No Paraná, as ações da área acontecem em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde abrangendo as várias etapas do cuidado, incluindo as ações de Vigilância Sanitária. A Secretaria da Saúde do Paraná, destaca a importância das boas práticas alimentares em todas as fases da vida.

“A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde é fundamentada no incentivo, apoio e proteção da saúde. Os profissionais que atuam na atenção primária estão preparados para a abordagem e orientação  ao usuário pessoal, à família e à comunidade”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A porta de entrada para o usuário que busca apoio sobre práticas alimentares é a Unidade Básica de Saúde, nos municípios. A Secretaria Estadual desenvolve junto às unidades básicas e em parceria com as secretarias municipais vários programas que buscam a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população.

AÇÕES – Entre os programas está o Crescer Saudável, que conta com a adesão de 250 municípios. Consiste em um conjunto de ações articuladas para garantir o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, oferecendo atividades coletivas de promoção da alimentação saudável e atividade física, com atendimento individualizado para crianças identificadas com obesidade.

Outra estratégia é o Programa Saúde na Escola. Voltado para escolares da educação básica, conta com a participação de 373 municípios, 4.470 escolas e atende a 980.053 estudantes. O programa integra as áreas da Saúde e da Educação e realizou em 2019 mais de 8 mil ações. 

A Secretaria Estadual mantém programas de suplementação de micronutrientes com o objetivo de prevenir e controlar as principais deficiências de vitaminas e minerais junto a grupos prioritários da população, além de polos do  Programa Academia da Saúde que promovem atividades físicas e de alimentação saudável. São 191 polos concluídos e em funcionamento no estado.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA -  A Vigilância Sanitária é o setor da Secretaria da Saúde que se dedica aos cuidados em relação às boas práticas na produção e manipulação de alimentos como forma de minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população.

Entre as várias atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária de Alimentos destacam-se o monitoramento de resíduos de agrotóxicos nos alimentos hortícolas comercializadas nas Ceasa e também de produtos in natura distribuídos para  alimentação nas escolas estaduais do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

Já com o Programa de Controle de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal, a Vigilância Sanitária realiza a coleta e análise de produtos para verificação da presença de resíduos químicos de medicamentos que pode predispor ao aparecimento de resistência antimicrobiana na população, gerando sérios impactos no tratamento de patologias graves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União da Vitória - PR
Atualizado às 20h55 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 27°

19° Sensação
8.5 km/h Vento
78% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias