Sábado, 05 de Dezembro de 2020 02:40
(42)9 9998-8983
Geral Cejusc

Mattioli compartilha experiências com Bituruna e foca importância do conhecimento

O Colégio Estadual Santa Bárbara teve, em uma de suas palestras direcionadas ao curso de Formação de Docentes, a participação do juiz Carlos Mattioli.

19/11/2020 14h49
Por: Ronaldo Mochnacz

O Colégio Estadual Santa Bárbara teve, em uma de suas palestras direcionadas ao curso de Formação de Docentes, a participação do juiz Carlos Mattioli. O magistrado, na semana passada e em evento online, falou para os biturunenses sobre a importância do conhecimento por meio da própria experiência de vida e foco para atingir objetivos pessoais. Ativando a inteligência emocional e agindo com empatia, na busca do bem-estar.

Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e responsável pela Vara da Família da Comarca de União da Vitória, Mattioli palestrou sobre as temáticas inerentes ao dia a dia de cada pessoa. Situações impostas pela pandemia levam muitos ao receio frente à infecção e problemas elencados ao isolamento social. Permanecer estudando é fundamental, buscando ajuda quando de dificuldades pessoais ou familiares.

Ser ator central da própria história de vida, buscando se espelhar em pessoas que tem alcançado êxito, sem inveja, mas procurando compreender o que leva indivíduos em obter maior sucesso. Muitas vezes, as condições não são as mais favoráveis e disso o empenho para atingir os objetivos é necessário, conforme o juiz. Para atingir metas e objetivos dedicar-se aos estudos é fundamental, procurando estudar e mantendo o foco.

Para estudantes, a dica é de buscar sempre ser ‘o aluno destaque’ e quando não conseguir, nos acessos de inveja, que são próprios da natureza humana, analisar o porquê de outros serem melhores. Se espelhando para chegar ao nível destes. Além disso, ter uma postura positiva de vida. “Ao final do dia pense em três coisas boas que aconteceram e concentre o pensamento nelas. Certamente isso vai lhe trazer um bem-estar”, afirma.


Imagen: Reprodução da transmissão do evento e texto CEJUSC

O magistrado falou sobre formas de superar traumas da pandemia e bem-estar pessoal. O Coronavírus e efeitos na saúde, e sociais, ainda são incertos. Somados de traumas relacionados ao isolamento social e maior permanência em casa. Sendo importante cuidar do espaço domiciliar, segundo ele. “Fazer do seu espaço confortável, agradável de forma a lhe proporcionar satisfação”, acrescenta.

Quando as dificuldades aumentam e falta força emocional para superar, Mattioli destaca o trabalho psicológico de apoio. Tendo a Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus (RAC), criando durante a pandemia para dar este suporte. “O objetivo é de atender todas as pessoas que nos procuram e buscar uma solução por este serviço ou dar o encaminhamento necessário”, acrescenta. Já são quase 500 pessoas atendidas em sete meses de atuação.

Outra dica de bem-estar, que reflete diretamente no melhor aproveitamento escolar, é de praticar a gratidão. Somado de ser solidário e saber ter empatia, se colocar no lugar do outro. Isso serve, por exemplo, quando alguém entende algo de forma diferente e sofre com isso. Especialmente para o círculo de convivência doméstica, escolar ou de trabalho. “Saúde mental é bem viver”, afirmou, especialmente diante de uma crise como a pandemia.

Não existe uma previsão de retorno à normalidade. As aulas seguem em regime não presencial e em plataformas virtuais. A imunização pode dar estas condições, contudo, segundo Mattioli já existe uma vacina que é a “mudança de comportamento”. Cabendo a cada estudante ou pessoa, segundo sua palestra, fazer coisas boas para o seu próximo. Empatia, solidariedade e gratidão como elemento para reger o bem-estar pessoal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Bituruna - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 02h22 - Fonte: Climatempo
16°
Céu encoberto

Mín. 15° Máx. 22°

16° Sensação
14.2 km/h Vento
96.4% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias