Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 15:56
(42)9 9998-8983
Geral Cine Luz

Juiz Mattioli destaca importância do restauro e reabertura do Cine Luz

O juiz valorizou o serviço de restauro e a preservação da riqueza cultural.

23/02/2021 13h19
Por: Redação Atual Notícias

A reitoria do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) promoveu a apresentação do espaço, restaurado quanto à sua originalidade, nesta segunda-feira (22/02) para grupo de convidados. Em 6 de outubro 2021 o prédio histórico completa 60 anos.

Com novas cadeiras são 670 lugares confortáveis para o público, foi reservado espaço, no mezanino superior, para algumas poltronas antigas, de forma a manter a história de seis décadas. Para concluir os trabalhos ainda falta a climatização central, iluminação na frente do palco e sonorização. “Mas já está em condições de pleno uso”, disse o reitor Alysson Frantz, acompanhado pelo vice-reitor, Lúcio Passos, sinalizando que o Cineteatro Luz retorna para o uso da sociedade.

O juiz Carlos Mattioli, da Vara da Família e CEJUSC, foi um dos convidados que teve o privilégio de entrar novamente no prédio restaurado, repassado em comodato pela prefeitura à Uniuv em 2016. O magistrado coordena 34 projetos de cidadania em que tem dentre os parceiros a Uniuv. “Temos com o reitor Alysson, vice-reitor Lúcio e toda a instituição importantes parcerias, como por exemplo a manutenção técnica e preparo dos computadores e notebooks doados a alunos que não conseguiam assistir as aulas à distância durante a pandemia”, destacou.

Sobre o local, o juiz Mattioli valorizou o serviço de restauro e a preservação da riqueza cultural. "Um trabalho muito bem feito, recuperando a estrutura original, valorizando a história e, mais que isso, devolvendo o espaço para uso local. Parabenizo a reitoria e toda equipe de estudantes e professores que se dedicaram para realizar este trabalho de restauração", enalteceu Carlos Mattioli sobre a iniciativa da Uniuv.

O juiz recordou que no ano de 2007 realizou no Cineteatro Luz o primeiro evento de combate à evasão escolar em conjunto com o Núcleo Regional de Educação, “que adiante transformou-se em consolidado projeto referência na área da educação”, frisa.

Na apresentação do espaço a reitoria explicou que todo o trabalho foi executado por estudantes e coordenado por professores. Com o intuito de promover o aprendizado e aperfeiçoamento dos acadêmicos na prática, sendo a formação parte destes requisitos planejados pela Uniuv, tendo o acompanhamento contínuo da Coordenação Estadual do Patrimônio Histórico em todo o processo, por ser um bem tombado.

Com um investimento de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 200 mil do Governo Estadual, o Cine Luz fica à disposição de União da Vitória e Porto União. A tramitação deste projeto teve o aval do Governo Estadual na época (2016), por intermédio do então secretário-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni. No caso de União da Vitória, em parceria com atual prefeito, então secretário de Cultura, Bachir Abbas, foram reutilizadas poltronas antigas em estabelecimentos de ensino no município.

A parceria da Uniuv com o Governo Estadual segue. Agora para instalar a climatização, sonorização e iluminação na frente do palco. Alysson Frantz disse que o líder do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, deputado Hussein Bakri, fez diligência para liberar recursos visando a execução destes aparatos que irão concluir os serviços de restauração do Cineteatro Luz de União da Vitória.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de União da Vitória - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 15h53 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

28° Sensação
20.2 km/h Vento
65.6% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias