Quarta, 16 de Junho de 2021 14:54
(42)9 9998-8983
Paraná Parana

Em pouco mais de dois anos, Estado destinou R$ 134 milhões à socioeducação

As unidades que atendem adolescentes em conflito com a lei receberam obras de melhorias, materiais pedagógicos, veículos e equipamentos. Recursos também foram usados para a construção de novas uniodades. Objetivo é garantir novas oportunidades aos jovens.

01/06/2021 13h23
Por: Rafael Diego Fonte: aen
SEJUF
SEJUF

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, investe para proporcionar novas oportunidades aos adolescentes em conflito com a lei. Somente de 2019 a 2021, período da atual gestão no governo estadual, foram destinados ao Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) cerca de R$ 134 milhões em materiais pedagógicos, aquisição de novos veículos, equipamentos de segurança, rádio comunicadores, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenir a infecção do coronavírus.

Também foram feitas novas obras de melhorias na estrutura, com construção de novas unidades, reformas e manutenção dos Centros de Socioeducação e das Casas de Semiliberdade.

A política de investimentos no Departamento de Atendimento Socioeducativo visa valorizar os servidores e melhorar cada vez mais a qualidade do serviço. “Os investimentos proporcionam um avanço na política da socioeducação e beneficiam os adolescentes e os servidores”, afirma o secretário Ney Leprevost. Um exemplo é o do adolescente do Cense Londrina II, que foi aprovado no vestibular e vai cursar faculdade de Matemática.

“Nossa prioridade é oferecer uma segunda oportunidade aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e mostrar, através da educação, atividades pedagógicas, artes e esporte, que existe um novo caminho a ser seguido”, afirma. “Lembrando que o investimento traz melhorias não só aos adolescentes, mas também ao dia a dia dos servidores que atuam no sistema socioeducativo e se empenham neste processo de transformação de vidas”, complementa o secretário.

RECURSOS - Os recursos destinados à área socioeducativa são originários de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e do Tesouro do Estado.

O Dease coordena e executa a política estadual de atendimento socioeducativo a adolescentes e jovens em conflito com a lei, bem como de seus familiares. Além dos investimentos, outra ação da Secretaria da Justiça é a interlocução e criação de um Grupo de Trabalho visando a elaboração de propostas para reformular a Gratificação de Atividade em Unidade Penal e Correcional Intra Muros (GADI) e as distribuições de cargos e funções no QPPE na Socioeducação.

Esse grupo de trabalho tem como proposta construir o projeto de lei que transforma em cargo o que é hoje função de Agente de Segurança Socioeducativo, permanecendo no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). A proposta está tramitando na Secretaria da Fazenda, de onde será encaminhada à Casa Civil, e depois segue para a Assembleia Legislativa para aprovação.

O agente socioeducativo receberá em substituição à GADI o Adicional de Atividade Socioeducativa (AAS) de forma permanente. Ou seja, esse benefício será incorporado à aposentadoria. Considerando o estudo realizado pelo Grupo de Trabalho, a transformação não implicará em aumento de despesa pois o AAS será exatamente o mesmo valor pago atualmente à GADI.

De acordo com o chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo, David Antônio Pancotti, este foi mais um avanço nas melhorias propostas para os servidores da área.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União da Vitória - PR
Atualizado às 14h42 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 17°

17° Sensação
6.5 km/h Vento
58.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Sol com muitas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias