Quarta, 16 de Junho de 2021 13:52
(42)9 9998-8983
Geral Biodiversidade

Chauna torquata: ave incomum é flagrada em General Carneiro (PR)

Ave foi flagrada no Lago do Curucaca durante a última quinta-feira (04).

09/06/2021 15h37 Atualizada há 7 dias
Por: Ronaldo Mochnacz
Foto: Valéria Góis/ Valéria Pizzatto Fotografia
Foto: Valéria Góis/ Valéria Pizzatto Fotografia

Nos últimos dias nossa equipe de reportagem recebeu alguns registros de uma possível ave incomum na região sul do Paraná. Diante dos registros, entramos em contato com o professor Rafael Rodrigues Cozer, o qual é licenciado em Ciências Biológicas, para falar um pouco sobre o assunto.

De acordo com o professor, a ave trata-se de uma Chauna torquata, conhecida popularmente como Tachã. Essa ave pertence à família Anhimidae, tendo como principais características a coloração pardo-acinzentada escura com pequenas manchas brancas. No pescoço apresenta uma gola negra marcada sob uma penugem branca. As pernas apresentam cor avermelhada, patas com três dedos livres e unidos por uma membrana rudimentar, possuem um esporão vermelho no cotovelo da asa. Muitas vezes isso é associado a uma postura agressiva, porém não é usado como arma de ataque, mas sim para comunicação entre as tachãs. O Tachã tem em média 80 cm de altura e pesa aproximadamente 4kg. Esses animais vivem em locais de banhados, pântanos e alagados, habitualmente em grandes bandos e alimentam-se principalmente de plantas aquáticas, insetos e moluscos. 

Essa espécie foi registrada nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No estado do Paraná foi registrada na cidade de Palmas e Coronel Domingos Soares. 

O professor explica, que a ave pode estar migrando para outras regiões devido ao período em que a ave passa por escassez na hora de se alimentar. 

Se observarmos essas duas cidades no mapa percebemos que apresentam uma grande proximidade geográfica, assim percebendo uma possível migração desses animais, um fator que pode estar relacionado é o período sazonal. 

Na época de inverno os recursos utilizados para alimentação dessas aves encontram-se em escassez, obrigando-as fazerem movimentos locais em busca de alimento, assim migrando para outras localidades geográficas.

A nossa região não apresenta condições ideais para sobrevivência desses animais, tornando rara a ocorrência desta espécie, assim, este registro, primeiro para o município, é de extrema importância, resta saber se a espécie irá se estabelecer na região. Uma segunda hipótese é a de que a espécie pode estar na região e só ter sido registrada agora. 

De uma forma ou outra a região sul sempre acaba surpreendendo a todos, com a sua grande biodiversidade.

 

Você registrou algo que acha interessante? mande para nossa equipe, seu registro pode virar notícia.
Contato: 042 99998-8983

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de General Carneiro - PR
União da Vitória - PR
Atualizado às 13h41 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 17°

17° Sensação
7.9 km/h Vento
62.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Sol com muitas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias