Domingo, 19 de Setembro de 2021 10:31
(42)9 9998-8983
Geral Portos do Paraná

Avanços dos portos paranaenses são destaque em evento do setor

Representantes dos portos da região Sul do Brasil estão reunidos no Fórum Brasil Export, que debate multimodalidade, integração logística e desenvolvimento da atividade portuária.

31/08/2021 09h01 Atualizada há 3 semanas
Por: Ronaldo Mochnacz
Porto do Sul debatem a atividade portuária Imagens dos representantes da Portos do Paraná no evento. Foto: Robert Silva/Sul Export
Porto do Sul debatem a atividade portuária Imagens dos representantes da Portos do Paraná no evento. Foto: Robert Silva/Sul Export

Representantes dos portos da região Sul do Brasil estão reunidos no Fórum Brasil Export, que debate multimodalidade, integração logística e desenvolvimento da atividade portuária. O evento, que começou nesta segunda-feira (30), acontece em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e segue nesta terça-feira (31).

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, participam do evento. Os avanços paranaenses são destaque nos debates que vão integrar o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export.

Na terça-feira, às 15h30, Luiz Fernando Garcia participa do quarto painel do evento: “Desafios para a implantação da efetiva integração logística multimodal”. Com moderação de Mário Povia, conselheiro nacional do Brasil Export, o diretor-presidente da Portos do Paraná dividirá espaço com Marcello da Costa, secretário nacional de Transportes Terrestres; Beto Abreu, presidente da Rumo; Fabiano Medeiros, diretor-superintendente da Ecosul; Fernando Estima, superintendente da Portos RS; Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí; e Casemiro Tércio Carvalho, membro do Conselho de Administração da SCPar.

O fórum encerra com a elaboração da Carta do Sul Export 2021, que resume os principais pontos discutidos pelo setor e anuncia a sede da próxima edição do evento, em 2022. A edição nacional, Brasil Export, será nos próximos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília, onde os debates se ampliam aos portos públicos e privados de todo o País.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do evento regional, Sul Export, logo após a abertura oficial, o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública paranaense, André Pioli, falou sobre o momento dos portos do Paraná.

Pioli falou sobre o crescimento constante na movimentação portuária do Estado e a reconhecida eficiência do Porto de Paranaguá.

“O objetivo é mostrar para o segmento que é possível crescer de maneira sustentável, respeitando a relação com a cidade”, disse.

Segundo ele, o impacto econômico da atividade é um dos pontos de atenção do Governo do Estado.

“O porto tem papel fundamental na geração de empregos, arrecadação de impostos e benefícios que retornem à população”, defendeu.

CONCESSÃO

O diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, participou do primeiro painel do evento: “Processos de desestatização e a estruturação jurídica das Autoridades Portuárias da região Sul”. Apresentado por João Bosco, conselheiro do Sul Export e representante da praticagem, com moderação da também conselheira Jacqueline Wendpap, Garcia falou sobre a expectativa em relação ao modelo de concessão do canal de acesso aos portos do Paraná.

“Temos um estudo sério, que nos dá segurança e clareza sobre o que precisa ser feito. O que queremos é um modelo em que à concessionária caiba cuidar dos serviços de dragagem, balizamento, sinalização e programas de monitoramento”, explicou.

Segundo ele, a concessão do canal prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões.

“Nosso objetivo é garantir a execução de investimentos, segurança jurídica e manutenção de custos justos aos usuários, além da saúde financeira da autoridade portuária, adequada aos novos ritmos da atividade”, destacou

Participaram do debate Alessandro Rodrigues de Lemos Paula Marques, coordenador-geral de Descentralização e Delegações do Ministério da Infraestrutura; Fernando Estima, da Portos RS; Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), e Koen Robijns, gerente da Jan de Nul, empresa internacional de dragagem, nas Américas.

“As experiências do Porto de Paranaguá, que, como pioneiro, está muito à frente, já com contrato de dragagem de cinco anos, vão servir como aprendizagem para os demais portos”, afirmou o superintendente da Portos RS, Fernando Estima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União da Vitória - PR
Atualizado às 10h18 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 31°

18° Sensação
5.8 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias