Anúncio
Cruz Machado

Ministério da Saúde e Sesa realizam pesquisa sobre a Hantavirose em Cruz Machado

Recentemente foram confirmados no município de Cruz Machado dois casos de hantavirose, ambos com evolução para cura, evidenciando a necessidade de um estudo epidemiológico no local.

06/12/2021 12h56
Por:
Foto: Rafael Diego / Atual Noticias
Foto: Rafael Diego / Atual Noticias

As hantaviroses são doenças zoonóticas agudas, transmitidas mais frequentemente pela inalação de partículas virais que ficam no ar vindas da urina, fezes de roedores infectados.

De maneira geral, as atividades agrícolas (trabalho na lavoura), domésticas (limpeza de ambientes fechados e varredura de peridomicílio) ou de lazer (pesca e ecoturismo), que estejam associadas à exposição a roedores e/ou suas fezes, constituem os principais fatores de risco para as infecções por hantavírus.

Casos de hantavirose também estão associados à biologia dos roedores silvestres, principalmente quando do aumento de sua densidade populacional, o que varia conforme as estações do ano e decorre de fatores, como competição, alterações climáticas, predação e período de procriação. Daí a importância da realização da pesquisa ecoepidemiológica dos roedores em localidades com casos confirmados de hantavirose.

A vigilância ecoepidemiológica da hantavirose implica que sejam realizadas atividades no local provável de infecção (LPI) dos casos humanos, com vistas a realizar o diagnóstico de infecção por hantavirus nos roedores, identificar as espécies de roedores prevalentes e, entre estas, determinar o provável reservatório e a variante de hantavirus circulante nos ambientes investigados.

Recentemente foram confirmados no município de Cruz Machado dois casos de hantavirose, ambos com evolução para cura, evidenciando a necessidade de um estudo epidemiológico no local. Com isso, no período de 29/11/2021 a 06/12/2021 está sendo realizado no município de Cruz Machado, na 6ª Regional de Saúde do Paraná, o trabalho de campo de vigilância da Hantavirose. 

Durante o período, técnicos da Vigilância em Saúde da 6ª Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde do município de Cruz Machado estão sendo capacitados por referências técnicas da DVVZI, DVDTV e CIEVS pertencentes a DAV - SESA/PR e do IOC/FIOCRUZ/RJ – Laboratório De Biologia E Parasitologia De Mamíferos Silvestres Reservatórios/LABPMR, com a participação do MS/SVS/DEIDT/CGZV – Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, e o apoio técnico do Instituto Carlos Chagas – ICC/FIOCRUZ - PR para dar continuidade às ações de vigilância de roedores envolvidos no ciclo de transmissão da hantavirose.

 

Com isso está sendo realizada a vigilância ativa e sistemática dos casos humanos e dos reservatórios (roedores) da Hantavirose em diferentes regiões do Estado, com vista a prevenir a ocorrência de casos e óbitos pela doença nas localidades.

Para o Ministério da Saúde, a realização desta atividade pela equipe da SESA-PR, mostra a importância da doença para o Estado ao mesmo tempo que reforça a necessidade de conhecimento desta para auxiliar no monitoramento e prevenção, além de ampliar o número de profissionais capacitados para lidar com a doença, muitas vezes se tornando referência. Para o LABPMR/IOC/FIOCRUZ a realização de uma vigilância eco-epidemiológica associada a correta identificação taxonômica e conhecimento dos hábitos dos roedores hospedeiros, podem propiciar uma melhor compreensão do ciclo silvestre de hantavírus na região, auxiliando as ações de prevenção.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Cruz Machado - PR Notícias de Cruz Machado - PR
São Paulo, SP
Atualizado às 04h11
15°
Tempo nublado Máxima: 16° - Mínima: 14°
15°

Sensação

4.12 km/h

Vento

96%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias