Anúncio
Copel

Um dos maiores programas do País, Rede Elétrica Inteligente chega a União da Vitória

A rede inteligente se comunica diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, localizado em Curitiba, o que permite o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor.

14/12/2021 20h52Atualizado há 1 ano
Por:
 AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIASAGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS Paraná Inteligência Artificial Do que você precisa hoje? Navegação principal Inicial Últimas notícias Rádio Vídeos Imagens Editorias Arquivo de Notícias Assessorias de Comunicação Twitter Instagram
AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIASAGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS Paraná Inteligência Artificial Do que você precisa hoje? Navegação principal Inicial Últimas notícias Rádio Vídeos Imagens Editorias Arquivo de Notícias Assessorias de Comunicação Twitter Instagram

A Copel iniciou esta semana a implantação do Rede Elétrica Inteligente em União da Vitória, no Sul do Estado, e municípios do entorno. Trata-se de um dos maiores programas do gênero em execução no País. Ele vai substituir todos os medidores de consumo atualmente instalados nos imóveis por um modelo inteligente. Isso vai modernizar a gestão e a distribuição da energia elétrica no Estado e ampliar a qualidade de vida dos paranaenses, garantindo mais segurança para o agronegócio e as indústrias.

A rede inteligente se comunica diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, localizado em Curitiba, o que permite o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor. Quando estiver totalmente implantada, essa tecnologia permitirá a leitura remota do consumo e o saneamento remoto de problemas de desligamento. Além disso, o usuário vai contar com a funcionalidade de monitoramento do consumo a partir do celular. 

O superintendente de Projetos Especiais da Copel, Júlio Omori, explica que uma das principais vantagens da automação da rede de distribuição é agilizar o retorno do fornecimento de energia quando houver interrupções.

“A rede inteligente permite o restabelecimento remoto da energia e, quando for preciso deslocar equipe, mostra a localização exata do problema que causou a interrupção”, disse. 

O REI teve início em Pato Branco, no Sudoeste, onde os medidores antigos já foram substituídos pelos equipamentos inteligentes em mais de 90% do total de residências, comércios, indústrias e empresas urbanas e rurais. Com 185 equipes parceiras trabalhando no momento exclusivamente nessa frente, o programa já está em andamento em 54 municípios paranaenses, sendo 41 nas regiões Oeste e Sudoeste e 13 na região Centro-Sul. 

Já são 145 mil os medidores substituídos pelo Rede Elétrica Inteligente (REI), da Copel, nos municípios paranaenses em que ele está em andamento. Até o final do ano, o programa será ampliado para mais cinco cidades. Metade dos medidores instalados já está com a comunicação ativada e os demais estão na fase de instalação dos equipamentos de comunicação. Os sistemas estão prontos para que as leituras possam ser realizadas remotamente assim que toda a rede de comunicação estiver concluída. 

Dividido em três fases, o Rede Elétrica Inteligente representa investimentos de R$ 820 milhões em 151 municípios das regiões Leste (Região Metropolitana de Curitiba), Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, beneficiando aproximadamente 4,5 milhões de paranaenses

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
União da Vitória - PR Notícias de União da Vitória - PR
São Paulo, SP
Atualizado às 04h11
15°
Tempo nublado Máxima: 16° - Mínima: 14°
15°

Sensação

4.12 km/h

Vento

96%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias