O Festival Nacional de Danças Ucranianas, cada ano realizado em uma cidade-sede, chega a sua 26ª edição voltando às origens. Em Mallet, na região centro-sul do Paraná, desembarcaram os primeiros imigrantes do país europeu, no final do século XIX. Hoje, o número de descendentes da cultura passa de um milhão de brasileiros.
Na sexta-feira, a partir das 11h30, no Parque dos Imigrantes, ocorre venda de comidas típicas e artesanato e exposição de peças de artistas locais, além de apresentações folclóricas no período da tarde.
O evento foi chamado de Festival Cultural Miguel Bakun, pois celebra os 110 anos de nascimento do artista paranaense, filho de imigrantes ucranianos e nascido na cidade. O pintor é considerado um dos pioneiros da arte moderna no estado.
Ao final do dia, os grupos participam de um flashmob e fazem uma grande roda de Korovay. Tradição em casamentos, a dança feita com um pão ritual é popular entre os ucranianos do Brasil e adaptada para outras ocasiões.
Já no sábado, no Ginásio de Esportes, a partir das 19h, os 20 grupos participantes do evento trazem novas apresentações folclóricas, mostrando o resultado de um ano de trabalho intenso na preservação da cultura ucraniana.
É a terceira vez que Mallet, no Paraná, sedia o Festival Nacional de Danças Ucranianas. Na cidade, está localizada a igreja São Miguel Arcanjo, primeira igreja no estilo do país europeu do Brasil, tombada pelo patrimônio histórico e cultural. A construção serviu de base para a réplica que está no centro do parque Tingui, em Curitiba.
Local: Parque dos Imigrantes e Ginásio de Esportes – Mallet, Paraná
Data: 15 e 16 de novembro
Programação
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 23°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 16° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.